Popularidade web: fabricada ou conquistada?

|

Desde redes sociais até blogs, sites, grupos, forúns e qualquer outra aplicação na web que crie algum tipo de "sociedade" em seu interior, sofre de um fenómeno em comum: aparecimento de muitos usuários com "obsessão por popularidade".

Desde um simples orkut, twitter, ou conta em site de fanfictions, estes usuários se tornam simplesmente compulsivos por conseguir mais e mais "amigos", "seguidores", "leitores", "fãs" e etc. Na grande maioria dos casos eles recorrem a meios "não sociais" para atingir seus objetivos (tomando como exemplo o twitter, utilizar scripts ou redes de indicações apenas visando aumentar o número de seguidores).

Agora, de que realmente serve um esforço assim? No caso de essa popularidade estar sendo buscada para um projeto, ou como um marketing pessoal-profissional em sua área de atuação ainda (apesar de pouco) justificasse. Porém a realidade é que a grande maioria desses usuários obsessivos, eles simplesmente querem ser vistos sem algum objetivo por trás disso. "Popularidade pela popularidade", resumindo.

O objetivo natural pensado para estas "sociedades" dentro da rede é que, através da geração de conteúdo e simpatia, a popularidade dentro do seu circulo de contatos vá crescendo, ou se for para haver um crescimento artificial, que seja controlado e com algum objetivo concreto. Um exemplo seria publicidade.

Claro que cada pessoa tem o direito e dever de gastar seu tempo como bem desejar, este post apenas está aqui para fazer-nos refletir sobre a falta de sentido na existência dessa cultura, um provável (em alguns casos) esforço para suprir um vazio causado pela falta de atenção ou reconhecimento em outros setores da própria vida. Viver online sendo "adorado e mimado", talvez esse seja o único objetivo por de trás desse hábito realmente peculiar.

0 comentários:

Postar um comentário